Livro-caixa médico: o que entra e como economizar impostos

Você sabia que preencher corretamente o livro-caixa médico pode fazer com que você economize impostos?

Essa ferramenta garante que os registros de despesas e receitas sejam feitos corretamente, eliminando problemas com a Receita Federal.

Além disso, também é um documento essencial para analisar a saúde financeira do negócio, melhorando a visibilidade e facilitando a tomada de decisão estratégica.

Confira a seguir o que deve constar no livro-caixa médico, qual a sua importância e o que pode ser deduzido para economizar impostos. Boa leitura!

O que é o livro-caixa médico

O livro-caixa é um documento onde são registradas todas as transações de recebimento e pagamento relacionadas à atividade médica.

Isto quer dizer, pagamentos à funcionários ou fornecedores, recibos de consultas, gastos com manutenção dentre outros, que devem ser registrados para um melhor controle.

Essa ferramenta serve para organizar a movimentação financeira da clínica, além disso para entender como anda a saúde financeira do negócio. Portanto, ele é fortemente indicado tanto para pessoa física quanto jurídica.

Qual a importância de fazer o livro-caixa médico

O livro-caixa para médicos é uma ferramenta que vai além da organização das contas. Ele permite que o médico ou administrador do negócio consiga manter a clínica ou consultório funcionando, evitando problemas com a Receita Federal.

Além disso, o uso desse livro-caixa também facilita na hora de preparar a declaração do imposto de renda. Isso porque sendo o livro-caixa feito corretamente, garante que as informações já estejam organizadas para declarar.

Outro ponto interessante é que a Receita Federal libera a dedução de algumas despesas no cálculo do imposto de renda. O que faz com que você consiga economizar nos impostos.

Confira a seguir o que deve constar no livro-caixa médico e quais as possíveis deduções no imposto de renda.

Como preencher o livro-caixa para médicos e consultórios

O preenchimento do livro-caixa não é complicado. É um processo prático que pode ser feito em planilha, seja ela digital ou manual. O importante é que seja preenchida corretamente.

Para isso, você pode contar com a ajuda de um profissional de contabilidade médica. Provavelmente, ele deve realizar esse registro em softwares de gestão financeira, o que torna mais fácil a visualização e preenchimento.

Confira o que deve conter no seu livro-caixa médico:

  • Registro diário do que entra e o que sai do caixa da empresa;
  • Mínima descrição sobre a movimentação, se foi pagamento de paciente (nome e número de prontuário), pagamento de fornecedor, etc.
  • Os valores de cada movimentação;
  • O saldo final do período que pode ser dia, semana ou mês.

Fazendo o preenchimento corretamente, você garante que a organização das contas, evitando imprevistos.

Quais despesas são dedutíveis no livro-caixa médico

Algumas despesas podem ser deduzidas do cálculo do imposto de renda do consultório ou clínica. Por isso, na hora de declarar, é importante conter todos os registros feitos corretamente, e o livro-caixa médico é essencial nessa função.

Confira a seguir o que pode ser deduzido do imposto de renda médico:

  • Envios realizados pelos Correios para fins profissionais;
  • Despesas como aluguel, luz, água, telefone, condomínio, gás da clínica ou consultório. Se o imóvel for igualmente residencial, então é possível deduzir apenas 20% das despesas.
  • Contribuição a sindicatos, associações e conselhos.
  • Pagamento de salários com ou sem vínculo empregatício, portanto que a função seja essencial para o desempenho do consultório ou clínica;
  • Custo com marketing e despesas de divulgação dos serviços oferecidos pelo médico em seu consultório;
  • Custo com encontros científicos, congressos e seminários, como taxas de inscrição, passagens aéreas, materiais de estudo e trabalho;
  • Despesas com livros e jornais técnicos relacionados à profissão, além de gastos com uniformes, como os jalecos;
  • Manutenção e conservação do consultório;
  • Serviços prestados a pessoas físicas e ou jurídicas;
  • Mensalidades pagas a respeito de serviços necessários como advogados, consultores contábeis, etc;
  • Serviços pagos a terceiros prestados em anos anteriores.

Viu, só? Além de economizar tempo na sua declaração de imposto de renda, o livro-caixa médico também ajuda a economizar na hora de pagar impostos.

Portanto, para que o seu consultório ou clínica continue crescendo, mantenha a organização e saúde financeira do seu negócio.

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