Saiba como a insolvência financeira acontece e impacta as empresas.

Insolvência financeira e seus impactos.

O período entre os gastos e investimentos para realizar o serviço, fabricar ou adquirir o produto para revenda, até o recebimento do pagamento pela atividade prestada define a operação do negócio. Se a empresa fica sem capital de giro para financiar sua operação ela está em insolvência financeira.

Isso pode acontecer quando a operação da empresa requer um alto ciclo financeiro, por conta de muitos gastos na operação, com um período muito longo para o retorno do investimento ou quando o capital de giro da empresa está sendo gasto excessivamente em outras finalidades como investimentos ou retiradas demasiadas, não sobrando o necessário para financiar a sua operação.

Essas situações tornam a empresa insolvente, fazendo com que ela não possua saldo suficiente para arcar com seus compromissos, pelo fato da sua operação consumir caixa no lugar de gerar. O que pode levar ao endividamento, processos judiciais e até a não continuidade da empresa no mercado.

Para chegar a esse ponto a empresa pode estar tomando rumos que muitas vezes passam imperceptíveis como: gerenciar de forma inadequada os prazos de recebimento dos clientes e pagamentos a equipe e fornecedores, baixo controle de estoque, excesso de retidas sem planejamento junto ao setor financeiro, mistura das contas da pessoa física e jurídica, investimentos acima da capacidade do caixa, sistema de cobrança ineficaz e até uma formação de preço incoerente ao mercado e aos custos empregados na operação.

Voltar a atenção para esses fatores, fazendo com que estes alertas sejam parte constante da rotina é sempre a melhor alternativa para evitar essa delicada situação, mas também, existem possíveis caminhos para reverter casos de insolvência.

Renegociar dívidas e prazos são os passos mais urgentes, mas a empresa ainda pode recorrer a venda do seu imobilizado e reduzir o valor e a quantidade das retiradas dos sócios, além de racionalizar partes de baixo desempenho do negócio e diminuir a operação.

Identificar os sinais de insolvência não condena a empresa de imediato, as ações e estratégias para reverter o cenário existem e são possíveis. O mais indicado é consultar um contador para que juntas as partes entendam as causas e selecionem as ações mais adequadas a serem tomadas.

Dessa forma, podemos te ajudar nisso, pois temos paixão pelo empreendedorismo e queremos transformar a economia nacional ajudando as empresas com a gestão financeira. Conte conosco, juntos podemos contribuir significativamente para o sucesso do seu negócio!

Atendimento ágil e prático para o crescimento seguro do seu negócio.

©2021 – Check BPO. Todos os Direitos Reservados