O preço pago por não delegar.
A centralização das atividades é algo comum ao empreendedor, muitas vezes o pensamento de que só ele pode executar determinada tarefa acompanha diariamente as suas ações, mas cuidado, o esgotamento mental pode ser um alto preço pago por essa postura.
Para gerir e liderar uma equipe ou negócio é fundamental delegar as tarefas de acordo com as habilidades que compõem o time.
Diferente de jogar ideias, dar a responsabilidade pela execução de situações é uma competência essencial de um líder eficaz. Sendo uma via de mão dupla, o gestor garante uma autonomia ao integrante da equipe ou parceiro terceirizado e foca o seu tempo em outra atividade, muitas vezes mais importante estrategicamente para o negócio.
É correto afirmar que não existe sucesso sozinho, todas as pessoas precisam de ajuda, pois, o seu trabalho é parte do operacional do outro, e assim segue uma enorme cadeia de execuções, em grandes, médias e pequenas empresas.
Por mais produtiva que uma pessoa seja, essa força sempre será maior se somada a outras, e ainda evitará pressão e sobrecarga, comuns de acontecerem, pela cobrança, interna ou externa, exigida em cima de um trabalho realizado.
É bem verdade que delegar requer um esforço inicial maior para se realizar de forma efetiva, pois requer a construção dos processos com fluxos bem definidos e planejados, além do desenvolvimento das habilidades e competências dos outros membros da equipe, ou ainda a construção de uma boa parceria terceirizada. A curto prazo pode até ser considerado um desperdício de tempo, mas, a longo prazo, o tempo investido retornará para ser aplicado no desenvolvimento de outras estratégias mais importantes para a inovação e manutenção da empresa.
Além deste ganho, dessa forma é possível evitar prováveis síndromes e distúrbios relacionados com a exaustão mental, comumente sofrida por pessoas que centralizam as tarefas e tentam, sozinhas, abarcar todas as funções.
Essa sobrecarga é uma preocupação diária dos profissionais de saúde mental, que alertam que gatilhos como demandas excessivas, conflitos e pouco tempo entre as jornadas podem gerar irritabilidade, insatisfação e perda da motivação. São situações e sintomas diretamente relacionados ao acúmulo, muitas vezes ligado a centralização e falta de divisão de atividades.
Um preço muito alto a ser pago por um ajuste que pode ser facilmente feito, basta se dedicar, planejar, construir os processos, escolher os membros e parceiros adequados e pôr em prática.
